março 01, 2017

Boas vindas a Março


Bem-vindo mês de Março!
Trazes contigo o vislumbre de dias maiores e mais ensolarados. Trazes a promessa de tempos menos gélidos e sombrios. É ainda com alguma timidez que os dias cinza ganham outras cores e tonalidades, mas o Olimpo já se prepara para engalanar os campos e jardins acima do Equador. É tempo de mudança.

Não é por acaso que em alguns países, como é o caso da Roménia, Moldávia e Bulgária, se celebra hoje a Primavera. Um pouco por todo o lado sucedem-se os festivais para receber a nova estação, dar as boas vindas ao Sol, afastar os maus espíritos, ou simplesmente para pedir e desejar boa sorte e felicidade. Oferecem-se pulseiras feitas com fios nas cores branca e vermelha, aos amigos e familiares, para que estes tenham saúde, felicidade, prosperidade e fertilidade. Diz a tradição que a devem manter atada ao pulso (ou peça de roupa), até que avistem a primeira cegonha (símbolo da chegada da Primavera), e só então se tira e se ata num ramo de árvore. É uma forma de fusão com a natureza e de lhe desejar a saúde que se pede para si mesmo. Achei muito bonito e fiquei até com vontade de iniciar também por aqui um festival da Primavera e de fazer pulseiras coloridas para oferecer.  J

Março representa o fim e um novo começo. Tem em si o último signo do Zodíaco (Peixes) e o primeiro de todos, que é Carneiro. É uma espécie de Ano Novo Zodiacal.

Hoje é um bom dia para se dar início a novos projectos ou então para determinar metas para o novo ciclo!





A martenitsa, nome que se dá ao amuleto, inicialmente era feito com dois bonecos, um branco e outro em vermelho, simbolizando o feminino e o masculino. Também se fazem no formato de pompons. 


                                                                         Imagens: Visão Contacto e Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário