julho 11, 2017

Reciclar gangas...


Reciclar, aproveitar e reutilizar são palavras que fazem parte do meu dicionário e da minha vida. Tenho mesmo alguma dificuldade em deitar fora roupas que já não usamos. Algumas em melhor estado vão para os contentores que se encontram na via pública, para que alguém lhes dê uso, ou então vão directamente para um gabinete de apoio social, onde é aceite e depois distribuída por quem dela necessita e recorre ao dito apoio. Outras são guardadas e modificadas por mim.


Já há algum tempo que andava para vos trazer algumas ideias do que se pode fazer com calças velhas de ganga… 


Uns pneus usados e uma almofada e dá um belo puff!
 Estes foram para a tertúlia. 


Estes foram do nosso carro. Os tecidos, retalhos de calças de ganga que há muito deixaram de servir e ficaram guardadas à espera de uma bela ideia…

Depois dos rectângulos todos cosidos uns aos outros, para cada almofada cortei um círculo e duas metades de círculo. Nestas metades deixei uma margem maior para pregar um fecho a meio. É o lado que vai ficar para baixo. O passo seguinte é coser o fecho (ou zíper) e depois juntar ambas as partes de modo a ter uma almofada completa. Enche-se directamente ou então faz-se uma segunda almofada noutro tecido, mas que não precisa de abertura a meio e esta sim leva o enchimento. Assim, quando for para lavar, basta retirar a almofada exterior. 







O coração já era um remendo numas calças minhas, depois de sofrerem um rasgão. Personalizadas, viveram felizes mais uns tempos no meu guarda-roupa e puderam sair à rua todas airosas!

O que fazer a estas pernas, que um dia já foram calças e passaram a calções?


Com elas fiz um rolo, uma espécie de saco estreito aberto só numa das pontas e cheio de areia deu para isolar melhor a casa do frio exterior, no inverno. 


Com mais umas sobras, fiz também para a porta que separa o sótão do resto da casa. 




Como ainda sobrou um monte de pedaços de ganga, surgiu-me a ideia de fazer um toldo para o velho baloiço de jardim. 














Que com uma pintura nova ficou logo com outra cara! (usei a tinta que sobrou da hortinha das ervas aromáticas, aqui)
O assento, tínhamo-lo feito uns anos antes (eu e o marido), com cordel de nylon, porque as almofadas originais já eram e foi preciso substituí-las. Assim, não há chuva ou sol que o corrompa.  










As flores já foram de outro jardim, umas calças à boca-de-sino, moda que reapareceu no virar do século.
E aqui tudo se aproveita, tudo se valoriza.









A minha máquina velhinha, muitos pontos sem nó já ela deu. Muitos quilómetros de linha gasta. Muitas horas a dar ao pedal. A minha velha companheira, que com mais correia partida, ou mais ponto corrido, lá vai acompanhando o meu ritmo.

E dela surgiram umas tiras cortadas às ondas para completar a capota. Fiz-lhe uma orla com tecido xadrez que também já cá andava há uns tempos. Na tira da frente, fiz face dupla com esse mesmo tecido no lado interno, visível para quem se senta a descansar e a apreciar os encantos daquele recanto.  



Da oficina da maga,
           Com 1 xi-💙

21 comentários:

  1. Adorei a forma que você inventou as peças e deu novas utilidades! O toldo do jardim ficou incrível e o puff sobre os pneus achei super criativo! Parabéns! Queria ter esse dom de costurar também! Beijos

    ResponderEliminar
  2. Uau, que boa ideia!
    Fiquei in love com esses banquinhos feitos com os pneus do carro! Muito bom!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. ola tudo bem ? adorei a ideia dos pufs , o aproveitamento das calças para fazer as almofadas foi super criativa.Tambem tenho dificuldade em desapegar de algumas roupas , separo e volto a guardar ..Bjsss

    ResponderEliminar
  4. Olá!! Tudo bem?
    Que post maravilhoso, eu amo reciclar tudo que posso. Uma vez reciclei a minha cama de madeira e uso até hoje. Amei a ideia, fazer almofadas, cama para os cachorros com pneu e os tecidos das calças é uma boa também, fica lindo e aconchegante.
    Amei.
    beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Ameeei o post!
    Super idéias, eu adorei o toldo. Ficou super divo

    ResponderEliminar
  7. Oii..
    Confesso que não sou grande fã de coisas reaproveitadas, não consigo achar bonito na maioria dos casos, confesso que achei a ideia do puff super criativa, mas eu particularmente não usaria. Já o toldo ficou incrível, deu até vontade de ter um em casa.
    Beijos

    www.geeklegend.com.br

    ResponderEliminar
  8. Adoro essa coisa de reciclar, é legal ter coisas feitas por nós mesmos, frutos de nossa criatividade, eu queria ter esse talento. Gostei demais das tuas obras, principalmente o toldo, ficou incrível. Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá,
    Confesso não ser nenhum pouco criativa para pensar em coisas do tipo, mas achei a ideia de reciclar calças sem uso muito interessantes!
    A que mais gostei foi da cobertura para o balanço! Meu sonho é ter um desses em casa e achei que ficou muito charmoso assim! Parabéns pela criatividade e iniciativa!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderEliminar
  10. parabens ideias incriveis e bem criativas e tem tanta roupa velha que agente nao usa mais e tambem nao da para doar da pra fazer varias coisas

    ResponderEliminar
  11. Que post mais incrível! Li ele inteirinho sorrindo. É muito legal quando conseguimos fazer proveito de coisas velhas e reciclamos, né? Quanta coisa linda você conseguiu fazer. É inspirador. Amei o puff com pneu e o rolo para colocar na parte de baixo da porta, mas o toldo em ganhou de vez! Conseguiu dar uma cara linda para todos os itens, parabéns pelas ideias e principalmente por propaga-las, que façamos mais isso *-* inclusive as doações, obg

    ResponderEliminar
  12. Olá! Ideias muito bacanas. Dá para se fazer bastante coisas quando temos criatividade né? <3 Adoreii!
    Vendo seu post lembrei das caminhas de cachorros que fizeram para os dogs de rua para esse frio.
    Parabéns por essas dicas <3

    ResponderEliminar
  13. Olá! Tudo bom?
    Amei seu post, gosto da ideia de reciclar, sempre tento ter objetos assim em casa, mas nunca tinha pensado nas mangas kkk, ficou lindo o banco de balanço, uma graça.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  14. Oi amei a ideia de reciclar muito bom mesmo adorei as almofadas que vc fez super criativa a ideia dos pneus beijos sucesso

    ResponderEliminar
  15. Olá, tudo bem?

    Primeiramente, Parabéns pela ideia de reciclar e se preocupar com isto, é um ato realmente lindo. Simplesmente amei o que você fez com os restos de panos, pois é algo maravilhoso, que as pessoas deveriam fazer mais frequentemente. As almofadas em cima do "banquinho" ficaram lindas. Também gostei da ideia de fazer as cobertas para o jardim!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  16. Bom dia como vai?
    Que post maravilhoso você nos trouxe. Eu acho super importante essa questão de reciclar e reutizar esses produtos para fazer novos. Achei bem interesse os que você nos mostrou. E me recordou agora que a mnha avó gostava de fazer isso com resto de tecido ela fazia uma colcha linda. Beijos

    ResponderEliminar
  17. Eu acho que é muito válido reutilizar peças que não usamos mais. Isso nos torna reutilizá-lo ainda mais porque jogamos todos nos sempre temos tecidos velhos que podem ser reciclado, mas confesso que eu sou péssima em criar coisas, admiro tanto aqueles que têm a qualidade para serem reutilizados o que não usamos mais...Bjs.

    ResponderEliminar
  18. Oie tudo bem? Amei o post, mais confesso sou pessima em costumização, mais acho maravilhoso quem consegui transforma roupas velhinhas em novas e com muito estilo. Parabéns pelo post. Sucesso

    ResponderEliminar
  19. Adorei as dicas de reciclagem, principalmente a dos pneus adoro tudo que envolva esse tipo de reciclagem além de ficar super fofo depois e ainda contribui com o meio ambiente evitando que esses matérias sejam jogados na rua ou em lugares assim !

    ResponderEliminar
  20. Oi,
    Nossa quanta criatividade, super amei o toldo que você fez para o balanço, ficou lindo de mais. Também, gosto bastante de me aventurar em trabalhos manuais. Bjs!

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  21. Simplesmente adorei essa ideia de reciclar mangas, nunca tinha pensado nisso! Valeu pela dica! Bjs (•‿•)

    ResponderEliminar