julho 22, 2017

Mini-férias em bike...


Esta minha vontade de andar por aí fora é qualquer coisa… ahahah
Se é para ir andar de carro, de comboio, ou seja lá o que for, lá estou eu! Não importa o destino, o que interessa mesmo, é ir… Mas se é para conhecer sítios novos (mesmo dentro daqueles que já conheço) e de preferência se puder levar a máquina fotográfica a tiracolo, melhor ainda. Esta semana, aproveitando uns dias de férias do marido, metemos as trouxas e as bicicletas no carro e lá fomos rumo ao litoral, com intenções de lavar as energias e a alma e ainda pedalar um pouco. O destino foi S. Martinho do Porto e à laia de improviso abancámos no parque de campismo “Colina do Sol”, que se revelou uma agradável escolha. Ainda esperei ver o nascer do sol a partir daquelas encostas, mas o céu nublado a única coisa que nos deixou ver, foram uns chuviscos vez ou outra.

Noutros tempos (já pareço o spot publicitário a um conhecido hipermercado que muito passou na tv…), Julho era o mês mais quente do ano e não havia cá misturas. Era calor seco e mais nada. Actualmente mais parece que vivemos num país tropical. Chuva e calor. No único momento em que fomos à praia, isto já no final da tarde do dia seguinte à nossa chegada, éramos nós a andar com os pés na água e o céu a enviar-nos uns chuviscos. Mas nada que nos impedisse de percorrer a lagoa de ponta a ponta em busca de areia mais limpa e da água mais transparente. Gosto muito da terra em si, das casas junto ao mar, mas a praia deixa muito a desejar. Talvez consequência dos muitos barcos que ano após ano vão atracando por ali…



 O tempo em que não estávamos a caminhar em direcção ao centro, estávamos a percorrer as estradas em duas rodas. Demasiadas subidas para a minha bicicleta de cidade, mas que teimei em levar por causa do cesto e já a pensar no transporte da máquina fotográfica ou eventualmente de um mini picnic. Quem se tramou foram as minhas pernas, mas à conta disso até vieram mais rijas! :D 



O segundo (ou terceiro) passeio de bike, foi uma verdadeira aventura. Decidimos ir até à Praia da Gralha e o coração quase me saltava pela boca, em determinadas subidas. Ainda arrisquei subir na bicicleta dele, bem mais leve, mas mesmo assim não foi nada fácil.  










 Está na hora de subir… E agora marido?? 
Bem que tentei captar a altitude na foto, mas está bem longe de corresponder à realidade! É uma subida e tanto, até ao topo da falésia e que o marido subiu de um fôlego, aliás, nem deve ter respirado. Levou uns 3 minutos a chegar lá acima, sempre a pedalar. Diz ele que em alguns momentos teve até a sensação de que ia cair para trás, tal a inclinação... Enquanto isso, fui eu subindo a pé e empurrando a minha. Que pena a máquina fotográfica não ser um drone para se deslocar sozinha e me captar lá do alto!...



Enquanto a autocaravana não passa de um sonho, a carrinha e um colchão também servem para estas almas itinerantes...
Na manhã de Quarta-feira quando abrimos a porta, tivemos na nossa frente já não uns chuviscos, mas quase um dilúvio. Cheguei a pensar que tinha dormido por uns meses e acordado em pleno Inverno. Os planos para percorrermos a pé o passadiço em madeira que vai de S. Martinho a Salir do Porto, sempre à beira mar e com uma vista fantástica, foram literalmente por água abaixo. Bem como as fotos que planeava tirar. Nada mais nos restava para fazer ali, pelo que fizemos check-out e fomos embora. Ainda pouco convencidos e numa derradeira tentativa de contrariar o S. Pedro, decidimos ir pela costa e aproveitar um pouco mais o passeio. Foz-do-Arelho e o tempo estava assim-assim. Peniche e de novo calor e só uns pingos de chuva de vez em quando.

Fomos conhecer o forte, onde outrora os presos políticos estiveram encarcerados e sujeitos a torturas, mas as celas estavam fechadas para visitas. Óptimo, assim (como diz o marido), não trouxemos as más energias.

Depois, num impulso e à laia de despedida, fomos pela ciclovia até à praia do Baleal. Onze quilómetros e meio mais tarde estávamos de volta à carrinha e prontos para regressar a casa, de energias renovadas e felizes!







Um brinde a nós, por, ao fim de mais de três décadas ainda continuarmos a olhar ambos na mesma direcção e a percorrer o mesmo caminho!  ;) 







39 comentários:

  1. Oi tudo bem ?
    Ai adorei a dica, os lugares são lindos.
    Amei as fotos que você tirou.
    Acho que não tem nada melhor do quer viajar, conhecer novos lugares.
    Temos que realmente aproveitar cada momento, conhecer novas pessoas, novos lugares. APROVEITAR A VIDA.
    Beijos :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo! :) Aproveitar a vida. Como dizem por aqui, "o Carnaval são 3 dias e a vida 2! ;)

      Eliminar
  2. Maga que bacana sair por aí de bike é um programa muito bom de se fazer e principalmente quando estamos com uma boa companhia do lado. Quantos lugares lindos aí, são lugares encantadores, essa praia é linda demais. Que bacana a mini férias em bike, muito bom, Maga bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Para além de tudo o mais, é saudável e nada que esteja inacessível às bolsas menos recheadas! ;)

      Eliminar
  3. Olá Maga, tudo bem?
    Amei o passeio! Parabéns pela determinação e coragem. Foi cansativo, mas só pelas imagens, percebo que valeu muito a pena né?! Achei o forte lindo demais, adoraria conhecê-lo também. As fotos ficaram ótimas, mesmo sendo tiradas da máquina e não drones, hahaha.
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Esther e bem-vinda ao cantinho da maga! :)
      Os bons momentos vividos, superaram em muito o cansaço das subidas. :D
      Beijão!

      Eliminar
  4. Olá, tudo bem?
    Que férias insanamente divertidas de bike foram as suas com seu marido, não é mesmo? Mas tudo valeu a pena, é bom fazer o que gostamos e nos aventurarmos ao lado de quem amamos tanto. Andar de bicicleta faz bem à saúde e os locais que visitaram são lindos, principalmente a praia. Você é muito corajosa e forte, parabéns, mostra que nunca desiste dos seus sonhos e objetivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carmem pelo carinho!
      E é isso mesmo, aliar o passeio à diversão e a actividades saudáveis e ainda fortalecer os laços a dois... ;)

      Eliminar
  5. Olá, tudo bem?

    Eu simplesmente amei esse post, pois ele traz uma leveza impressionante, enche o coração de paz de quem está lendo. As férias devem ter sido muito boas e senti uma invejinha de fazer os passeios de bike, pois não sei andar. Os lugares que vocês passaram são muito lindos, adorei a praia! As suas fotos, como sempre, são de extrema qualidade. Parabéns!

    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Alice, as tuas palavras são um verdadeiro incentivo a que continue a fotografar e a partilhar aqui. Muito obrigada! Beijinhos

      Eliminar
  6. Oi tudo bem ? que bacana sair por aí de bike é um programa muito bom de se fazer principalmente quando estamos com pessoas que agente gosta ! ai fica tudo divertido néh ? eu
    adorei a dica, os lugares são perfeitos.
    adorei as fotos que voce tirou!
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente! É divertido, saudável e ainda dá para namorar um pouco! :D ;)

      Beijos

      Eliminar
  7. Oi tudo bem?
    É muito bom conhecer lugares novos né? Pode ter sido bastante cansativo mas apenas pelas fotos pude perceber que valeu a pena, muitas vezes saímos de carro ou na correria do dia a dia e nem percebemos os lugares bonitos mas de bike pra mim da de enxergar tudo isso.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diria que foi muito...As pernas é que não estavam habituadas e tendo aquela zona algumas subidas, custou um bocadito, mas nada que não se fizesse! ;)
      E valeu a pena o passeio. Só tive pena que começasse a chover, mas faz parte...

      Eliminar
  8. Oi, tudo bem?
    Que lugar maravilhoso esse!!! Eu sou louca para fazer uma viagem assim, entendo o motivo do cansaço, mas deve ter sido maravilhoso!!

    ResponderEliminar
  9. Olá,
    Que fotos maravilhosas! Fiquei babando aqui com as paisagens.
    Amo sempre que possível fazer alguma viagem nesse estilo, porém ultimamente não tem me sobrado muito tempo nem dinheiro para tal, o que é uma tristeza que me consome a cada dia.
    Amo estar na natureza, conhecer lugares novos ou até mesmo revisitar os que já conheço.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Michele!
      Olha que nem ficou assim tão dispendioso, acredita. Dá para fazer muita coisa boa com pouco dinheiro no bolso. Por vezes nem é preciso ir muito longe, ou durante muito tempo para se ter um tempo bom e recarregar as energias. ;)

      Eliminar
  10. Oiii!
    Que belas fotos, nao sou de viajar mas quando é vom companhia é sempre bom!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José! Há tempo para tudo, para estar só e para viajar acompanhado. Tudo é válido.

      Eliminar
  11. Eu simplesmente amei cada pedacinho que visitou de bike... sem falar nas fotos incriveis e lindas! Eu amei seu cantinho <3
    Pena que aqui no Rio de Janeiro não tem muitos lugares para se andar de bike, a não ser na zona sul (mas com toda essa violência fica dificil)
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Priscila! Bem-vinda sempre!
      Grata pelo carinho. Por enquanto (e felizmente) este cantinho deste lado do Atlântico ainda vai sendo um lugar seguro e esperemos que assim continue sempre!
      Beijos!

      Eliminar
  12. nossa que demais essa trip, e cada lugar lindo que vc conheceu. vou pegar varias dicas e incluir numa futura viagem que fizer. parabens pelo post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Olá Maria! Venha sim e quem sabe ainda nos encontremos por aqui! ;)

      Eliminar
  13. Amei seu post, traz uma leveza ver todo esse passeio maravilhoso! E as fotos ficaram maravilhosas ❤ E o mais interessante é saber que fizeram de bike! Muito legal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As bikes foram as grandes protagonistas deste passeio! :D
      Grata!

      Eliminar
  14. Um passeio como esse com certeza renova as energias e parabéns a vocês por compartilharem momentos como esse depois de mais de 3 décadas. Os lugares que vcs passaram são maravilhosos e eu também empurraria a bike naquele morro heheh Adorei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah Não é fácil subir em cima da bike, não! O marido é que está sempre a procurar superar-se a ele mesmo e aquela subida (que me ia deixando de rasto), para ele foi uma brincadeira! :D

      Eliminar
  15. Uaaaaaau, que divertido e legal, as paisagens lindas. As fotos ficaram muito maneiras, mas preciso confessar uma coisa, não sei andar de bicicleta kjkkkkkkkk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca é tarde para aprender. Estás sempre a tempo, acredita! ;)

      Eliminar
  16. Rosa! Sou só gratidão por vc, através das tuas fotos e do seu texto, ter me levado pra passear um pouquinho com vocês! Adorei "conhecer" esses lindos lugares contigo, e não sei dizer se são mais preciosas as suas fotos ou o seu texto! E me sinto mais grata ainda por você dividir conosco a esperança de uma união longeva de duas almas tão afins. Que vcs ainda percorram muitas estradas juntos! Gratidão! Muita paz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Kelly, pelas suas lindas palavras! :)
      Sinto-me uma felizarda por esta relação tão longa e ao mesmo tempo continuar a sentir-me como uma eterna enamorada... Sou grata ao universo e à vida pelo muito que me dá!
      E depois, ainda ter o carinho de quem me lê, é muito bom! Beijinhos

      Eliminar
  17. Ai que delícia! Muito bacana quando temos a oportunidade de ir a algum lugar aproveitar né? Eu confesso que sou assim também, o que importa é ir! Aproveitar, relaxar e fotografar muita coisa bonita. Que diferente e até interessante isso do clima por aí! Uma pena quando acontece isso em praias hein? Que delícia de passeio de bicicleta e que fomos maravilhosas! Uma mais linda que a outra. Daquelas que faz dar vontade de ir junto num passeio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daiana, já somos duas! :D
      Ir não importa onde. O que importa mesmo, é o caminho e a companhia. Mas se for para ir sozinha, também é bom! ;)

      Eliminar
  18. Meu Deus que paisagens mais lindas, amei suas fotos e o passeio então, daqui achei maravilhoso, um brinde a vocês sempre, beijos.

    ResponderEliminar
  19. Amei o seu post as paisagem são linda o passeio deve ser maravilhoso ja estou com vontade de passear também beijos sucesso

    ResponderEliminar
  20. Olá! Que legal você compartilhar esses momentos aqui no blog.
    Tenho certeza que dá pra se divertir bastante.
    super bjoo

    ResponderEliminar