janeiro 08, 2017

Treinar os pensamentos para ser feliz


 “O «eu» representa a vontade consciente. Resgatar a liderança do «eu» é gerir a produção dos pensamentos. O «eu» precisa de deixar de ser passivo, tímido e submisso diante dos pensamentos. Um dos maiores erros educacionais é transformar o homem numa pessoa fraca no seu próprio mundo.

Critique diariamente os pensamentos negativos. Confronte-se com as ideias que o paralisam e o desanimam. Não é obrigado a viver passivamente as ideias que são encenadas no palco da sua mente.

Discorde frontalmente de todos os pensamentos e fantasias que o amedrontam, entristecem, deprimem. Cada pensamento que nos incomoda deve ser questionado com ousadia e determinação pelo «eu». Tentar parar de pensar ou distrair-se são técnicas usadas há milénios sem resultado. A única possibilidade que temos é de gerir os pensamentos. “

Augusto Cury, in 'Treinar as Emoções Para Ser Feliz ' 


Os pensamentos também se treinam. Eles têm tanto de libertadores como de carrascos. Uma coisa é certa, enfrentar os nossos fantasmas torna-nos mais fortes, o que nem sempre é fácil e muitas vezes é necessário recorrer a ajuda especializada. Existem técnicas para ajudar a transformar os pensamentos negativos e recalcados em pensamentos mais leves e em consequência, tornar as pessoas mais felizes.


                                                                                    Foto retirada do Pinterest (sem                                                                                                                              referência ao autor)

2 comentários:

  1. Aprendi a fazer isso ao longo dos anos. Caso contrário, seria escrava dos meus pensamentos negativos. Tornei-me numa pessoa optimista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptimo! Obviamente, que não somos todos iguais e a "mente" é um mecanismo muitíssimo complexo, mas que o optimismo tb se treina, disso não tenho a menor dúvida! Beijinhos

      Eliminar