maio 22, 2015

Porquê?


Já foi a alguns dias que aquele crime bárbaro chocou o país, mas só agora consigo escrever as palavras que teimavam em não passar da garganta. Só me ocorria uma palavra…AGONIADA! Foi assim que andei enquanto éramos bombardeados com as notícias e que a cada dia ganhavam contornos de malvadez. O jornal que sigo via internet, esmiuçou até ao mais ínfimo pormenor todo aquele cenário que se revelava cada vez mais macabro, e eu, a cada nova noticia que surgia na minha frente, jurava que seria a última que iria ler. Estava já para lá dos meus limites, mas dei por mim a ler sempre e a colocar-me no lugar do Filipe. Eu sou mãe e sou tia, precisamente de um rapaz da mesma idade que ele e não consigo imaginar sequer tamanha dor. Mas mais que me colocar no lugar da mãe, eu colocava-me no lugar do Filipe.

Porquê? Porquê? Porquê?
Haverá explicação alguma para um acto daqueles? Nas aulas de psicologia aprendi que o carácter ganha-se, mas uma parte da personalidade é inata. Já nasce connosco, se vem no ADN, se é da alma que reencarna em nós, isso não importa. O que importa é que cada ser é único, mas em constante formação, porque a outra metade da personalidade vai sofrer toda a influência do ambiente e pessoas à sua volta.

Porquê? Perguntei eu muitas vezes a mim mesma, durante anos, depois de ter estado no lugar do Filipe. Por milésimos de segundo poderia ter tido o mesmo destino que o Filipe teve. Foi a sorte, ou o meu anjo da guarda que me protegeu. Poderia ter sido eu a ficar estendida no chão com o crânio esmagado. Trinta anos depois, ainda tenho bem presente aquele momento em que, sem saber que estava a ser perseguida, desviei instintivamente a cabeça para o lado direito e a rodei ligeiramente para trás. Nunca esquecerei aqueles olhos escuros, que saltavam dos buracos de uns collants de malha branca. Uns collants de menina. E menos ainda o cajado de madeira maciça, erguido ao alto e pronto para desferir o golpe fatal. E nem esquecerei a dor que senti no ombro esquerdo. Corri e gritei mas ninguém me ouvia. Não havia ninguém para escutar os meus gritos de socorro. E naquela estrada era só eu e ele, e muito campo à nossa volta. E um café fechado, porque era quinta-feira. E uma casa com uma idosa e a filha surda. Ainda me acertou mais uma vez de raspão e depois fugiu, o covarde. Porque eu corria mais e gritava por ajuda. O Filipe não teve a mesma sorte. Não tinha por onde fugir.

Continuei, apanhei o autocarro e fui à consulta de fisiatria que tinha marcada. Ainda lhe contei os momentos de terror que vivi, mas ela, nem uma palavra, um conselho, ou um…”Mostra lá o ombro!”…Nada! Eu sei que ela era só a médica que fora apanhada de surpresa numa história que não era dela. Dali fui à PSP e como não era do seu departamento, mandaram-me para a GNR, umas casas mais abaixo na mesma rua. Nunca me senti tão humilhada! Dois guardas para ouvir e registar a queixa. Vá lá que um deles se manteve sério e atento o tempo todo, enquanto eu lavada em lágrimas, contava os pormenores. O outro, sempre em tom irónico, ainda teve o desplante de insinuar que se tratava de um caso de zanga de pretendente rejeitado. Não me pediram para mostrar o inchaço no ombro, que a essa hora já tinha o tamanho de um ovo de galinha, dos pequenos. Não fotografaram para juntar à queixa e nem me mandaram ao médico. Muito menos ofereceram protecção para o caminho de volta a casa. Em pleno mês de Dezembro, os dias são curtos e anoitece cedo. Eu só pensava como iria fazer aqueles dois quilómetros que separam a paragem do autocarro, da quinta onde morava. Com um pouco de sorte podia ser que o meu pai lá estivesse à minha espera. Mas e se não estivesse?! Ele não gostava que eu e a minha irmã fizéssemos aquele caminho, de noite, sozinhas, mas às vezes lá calhava. Naquela época ainda não tinham inventado os telemóveis e telefone não havia em casa. Não tinha como avisar os meus pais. Só respirei de alívio quando, ao descer do autocarro lá vi a carrinha parada. Por coincidência, que não acredito que elas existam, nada é por acaso, o meu pai encontrou um borrego bebé perdido e na volta fomos entrega-lo precisamente na casa do meu agressor. Com aquele contratempo, decidi esperar para contar só depois. Aquele, era o último sítio onde eu quereria estar naquele momento. Descemos ambos da carrinha e enquanto o meu pai trocava umas palavras com o pai dele, eu em silêncio e o meu agressor também, olhamo-nos olhos nos olhos. Por mais meias que tivesse usado para ocultar o rosto, eu reconhecia-o à distância. Conhecia-o desde criança. Enfrentei-o com o olhar e ele não desviou o dele, um olhar frio, sem compaixão, mas que mostrava comprometimento. Estava protegida, tinha o meu pai, o meu anjo protector, mas mesmo assim achei melhor não falar por receio, por mim e por ele. Estávamos no covil do lobo! O pai dele, por muito que respeitasse o meu pai, também não era flor que se cheire.

Mais tarde, quando fomos chamados ao posto da GNR, ele e o pai dele, eu e os meus pais, senti na pele o que é ser-se injustiçado. Não podiam fazer nada porque ele só tinha 14 anos. 14!! Como é possível, se entrou para a escola primária um ano antes da minha irmã e ela à data já tinha 15 anos?! Foi a minha mãe que lhe fez as batas brancas para a escola, mal chegámos à quinta, a seguir à revolução do 25 de Abril. Se fosse hoje teria pedido para ver o cartão de cidadão, mas naquela época não se questionava a autoridade. Foi este episódio que mais tarde contribuiu para a minha decisão de ir para polícia.

As férias de Natal terminaram e tive que voltar às aulas. Faltava-me acabar uma disciplina. Entre o meu pai e o meu namorado, hoje marido, foram-se revezando para me acompanhar. Passei a ter guarda-costas naquele caminho de terra batida, mas com um a trabalhar e outro na tropa, um dia tive que enfrentar o inferno sozinha. Era inevitável e mais cedo ou mais tarde isso iria acontecer. A meio caminho lá estava ele, apoiado no cajado e com as costas encostadas a um sobreiro, a poucos metros da estrada. Enchi-me de coragem, agachei-me, apanhei uma pedra e segui de cabeça erguida e em passo o mais natural possível. Estava determinada em não mostrar medo. As minhas pernas tremiam, mas só eu sabia. E na mão, a pedra pronta a fazer-lhe pontaria à cabeça, caso ele desse um passo na minha direcção. E eu até que era certeira na pontaria, tinha bom olho director, como disseram depois os meus instrutores no curso. Ele continuou imóvel. Eu passei e tentei não me virar para trás, mas sentia o olhar dele em mim. Só lá mais à frente e já no virar da curva, olhei e lá estava ele virado para o meu lado a ver-me e só aí já longe do seu alcance e fora do seu campo de visão, desatei a correr o quanto pude.
Depois disso, ainda provocou mais uns desacatos. Duas fracturas de crânio, com o mesmo cajado, uma num rapaz com deficiência e como bónus este passou um tempo hospitalizado em coma e a outra, a uma mulher que passava de bicicleta junta à casa deles. Uma tentativa de afogamento ao dono dos terrenos onde era habitual levar o rebanho a pastar. Ele era guardador de ovelhas. Por sorte os meus pais iam a passar e impediram que matasse o homem. Um assalto a uma residência e uma casa abandonada incendiada. O rol é grande!

Com a nossa saída de lá, perdi-lhe o rasto. Não sei se continuou a cometer crimes e a sair impune ou se algum dia foi conhecer as instalações prisionais. Quanto à minha pessoa, durante uns tempos (anos), sofri do síndrome de perseguição. Não conseguia ir na rua e sentir alguém atrás de mim. Tinha que olhar para trás, ou mudar de passeio. Felizmente isso passou e hoje só resta a lembrança de um mau momento passado.

O que leva alguém a tornar-se num delinquente? Deixo isso para os profissionais.
Mas não posso deixar de contar aqui um episódio passado, quando ele tinha os seus 11 ou 12 anos. Estava ele com o rebanho a pastar nos terrenos que os meus pais exploravam (nós sempre os deixamos fazer isso a custo zero, por uma questão de boa vizinhança). A mãe foi levar-lhe o almoço e a minha mãe e eu, que íamos de passagem, ficámos lá a conversar um pouco. O miúdo era de poucas falas, sempre assim foi. De cada vez que ia para espetar o garfo nas batatas, a mãe batia-lhe com uma vergasta na mão ou no braço e mandava-o comer. E ele retirava a mão. A medo avançava na direcção do garfo e levava mais uma vergastada e um: - “Come Octávio!” E esta cena repetiu-se e repetiu-se…Só tive vontade de lhe arrancar o pau das mãos e lhe dar com ele nas trombas para ela aprender a ser uma boa mãe! Fiquei chocada e a minha mãe também. Nunca compreendi aquilo, ainda mais vindo de uma mulher que parecia boa gente.

O que leva alguém a ter um comportamento desviante?

Eu diria que a falta de amor é com certeza um dos factores!



 Imagem via Pinterest (desconheço o autor)


2 comentários:

  1. Ainda bem que hoje somos alertados para esses acontecimentos que sempre existiram, tiveste Deus a teu lado acredito que por muito mau que seja ao exemplo em casa e muito mal tratados possam ser as crianças isso faz parte do caracter pois conheço um rapaz que viveu no meio da violência, da droga atravessava o rio Douro a nado sem ninguém se importar se iria ficar pelo meio e é um excelente ser humano um bom homem ,bom marido e bom pai pois para mim existem pessoas que são más de verdade sem precisar de motivo.

    ResponderEliminar
  2. Pois, por isso eu digo que uma parte da personalidade já nasce com a pessoa, é-lhe inata. E é por isso que nem toda a gente reage da mesma forma, mesmo passando por situações idênticas. Agora que o meio envolvente e o amor ou falta dele, também podem influenciar e moldar o carácter da pessoa, lá isso pode. Eu acredito nisso!

    ResponderEliminar