outubro 16, 2017

E porque hoje é o dia Mundial da Alimentação...


O drama do fogo repete-se e perante tamanha calamidade que o país vive novamente, fico sem palavras… Os meus dedos ficam suspensos sobre as teclas enquanto um nó se fixa na garganta e nada sai. Não há palavras, mas as emoções são muitas!...

…Pelo que prefiro escrever sobre coisas boas.

Pão!

Hoje é o dia Mundial da Alimentação e por extensão, também o dia do pão, aquele produto tão nosso, tão bom, tão fácil e ao mesmo tempo tão rico. Alimento de ricos e pobres, que atravessou gerações, ganhou conotação religiosa e lugar na história…
… e ainda foi alvo de um milagre!

- “São rosas senhor, são rosas…” palavras daquela cujo marido há 7 séculos plantou o pinhal, que hoje desapareceu sob o fogo e ao ser interrogada pelo consorte levando no regaço um monte de pães para distribuir pelos pobres.

Pão quentinho, acabado de sair do forno a lenha e com manteiga a derreter (quando não era margarina!), povoa as minhas lembranças… Na aldeia fazia-se o pão para a semana. Dava trabalho, pelo que a fornada dava para uma semana inteira. E se durava! Mesmo duro era uma maravilha e não havia cá bolores que entrassem com ele. Que bom que era o cheiro do pão da minha avó paterna. E o da minha mãe. Mais tarde mudei-me para uma casa que tinha forno à antiga, não um mas dois, e foi a minha vez de transformar farinha, água, sal e fermento, em deliciosos pães. Hoje os fornos já não existem e compro o pão na padaria, com variedades que nunca mais acabam.

Diz o ditado que “em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”, então que o pão não falte a ninguém, em nenhuma casa, em nenhuma mesa!








Fotos: Pinterest, Couleur, Cacho 
Fotografia "À mesa" do arquivo pessoal (euzinha).

14 comentários:

  1. Ah que pão mais bonito, deu vontade de comer esse pãozinho! Não sabia que era o dia da alimentação e do pão, mas olha, que dia justo viu? Porque o pão é tão maravilhoso que merece uma data só dele! Adorei o post, adorei saber um pouco mais desse dia! Arrasou!

    ResponderEliminar
  2. Não sabia que existia o dia do pão e da alimentação, muito menos que eles dividiam o mesmo dia! Realmente o pão é o alimento mundial, para ricos e pobres.

    ResponderEliminar
  3. Adorei a forma que você escreveu... ficou gostoso de ler! As foros ficaram otimas e me deixaram bem reflexiva tb. Que tristeza saber que ainda nem toda casa tem pão!

    ResponderEliminar
  4. Que bacana não sabia que existia o dia da alimentação e do pão, pão é um alimento que não pode faltar na nossa mesa, o pão aqui em casa é sagrado. Todos os dias como pão, quando não como parece que fica faltando algo. Pão é importante para todos nós e como você disse que o pão não falte a ninguém, bjs.

    ResponderEliminar
  5. ola tudo bem ? Não tinha conhecimento do dia do pão ou do alimento. Realmente em todas as mesas é apreciado o pão tanto na do rico como do pobre , não é a toa que buscamos o pão nosso de cada dia .
    E que o pão não nos falte... amem !!!

    ResponderEliminar
  6. Que post mais lindo! Amei ler cada frase. E realmente o pão é o que existe de melhor, em todas as suas variedades e quando feito em forno à lenha, o sabor é ainda mais excepcional. E o aroma do pão quentinho? Quem não se delicia? Amei o post. Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Olá! Tudo bom?
    Eu não sabia da existência desse dia, mas que bacana seu post falar sobre ele, pão é algo maravilhoso, alimenta tantas pessoas.
    beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderEliminar
  8. O pão sem dúvida é um alimento muito popular no nosso país e em outros países,e que faz parte do nosso dia a dia,cheio de histórias e passado de geração à geração.Não tem como não amar um pãozinho ele já faz parte da vida de todos nós brasileiros.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde, como vai? Confesso que deconhecia da existencia desse dia, mas gostei bastante de saber, pois alimentação é muito importante, e tao famosinho pao como de sempre jamais sera esquecido na mesa dos brasleiros

    ResponderEliminar
  10. Olá, nem sabia que tinha o dia da alimentação rs achei muito lindo o texto, tanta gente passa fome no Brasil ao mesmo tempo que vai tanta comida fora, bem que podiam equilibrar isso ne ? Ah e eu amo um pãozinho quentinho rsrs bom demais. bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá querida, como está? Como eu compreendo esse sentimento de angustia. Ao ver a devastação que se assombrou sobre as nossas vidas é precisamente uma enorme angustia e impotência o que sinto... também eu me refugio na escrita!!!
    Adorei o post querida, sou fã incondicional de pão e, apesar de aqui não ter forno de lenha, fazemos imensas vezes o nosso pão cá em casa.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Amei seu post, com a delicadeza e beleza da sua escrita.
    Me fez viajar no tempo e lembrar da ninha vó materna, que fazia pães muito gostosos nesses fornos de barro no pátio de casa.
    A saudade foi tão grande que senti me transportar para o passado, para aqueles dias da minha infância.
    As vezes faço pão aqui em casa e apesar de serem gostosos, não chegam nem perto do sabor dos pães da minha avó.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderEliminar
  13. Oi, tudo bem? Que homenagem mais linda ao dia da alimentação. Acredito que a maioria das pessoas aprendeu comer pão desde criança. Por aqui amamos muito o pão francês se for com manteiga e presunto melhor ainda. Ele simboliza bem mais do que alimento, mas união, família, partilha. Sentar à mesa e estar junto com quem amamos. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderEliminar
  14. Ola flor,tudo bem? Que texto tão quentinho, fofo e convidativo como um pão que acabou de sair do forno! Pão da mãe... dá água na boca só de lembrar! Melhor lembrança! Foi uma maneira muito delicada e gostosa para sair da angustia desse nosso tempo...
    bjus

    ResponderEliminar