maio 07, 2017

Os poderes da Arruda...


Hoje foi dia de ir à feira comprar mais umas plantas aromáticas para a hortinha. De caminho comprei uns pés de alface, que já têm o seu lugar cativo junto às couves e às abóboras. Aos poucos a horta compõe-se. Já o cantinho das aromáticas, a banheira antiga que podem ver aqui, está a ficar a abarrotar à medida que as mais antigas crescem e se esticam para todos os lados. Os dois pés de manjericão-limão e o pequeno poejo, também já lá estão e agora, encolhidos entre as restantes plantas aspiram pelo seu lugar ao sol.
Isto tudo para falar sobre a arruda, aquela plantinha mini que se vê ali sozinha na foto. Faz imenso tempo que queria ter um vaso com arruda e hoje, por sorte, encontrei esta pequenina à venda. Agora é esperar que pegue e se desenvolva.

Propriedades medicinais à parte, que lá as deve ter, queria-a pelo seu simbolismo esotérico. É conhecida por espantar as más energias e atrair a boa sorte. Pode usar-se no banho juntamente com uma mão cheia de sal, como descarrego, ou então tê-la simplesmente em vaso para proteger a casa e quem nela mora. Além disso, é um insecticida natural. Dizem que afasta os afídios (pulgões ou piolho) das outras plantas.  É o chamado 2 em 1.




 

19 comentários:

  1. Eu não sabia que a arruda podia ser usada como inseticida natural... quando trabalhava com horta, em uma escola, as couves sofriam com os pulgões! A arruda me faz lembrar da minha infância, toda vez que encontrava, pegava um galhinho e colocava atrás da orelha para afastar as energias negativas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando a minha crescer já fico a saber se essa característica que lhe atribuem é mesmo verdade. Por agora, fico-me na expectativa e pela vertente mais esotérica. ;)

      Eliminar
  2. Maga que legal ficar sabendo um pouco sobre a arruda, eu gosto muito do cheiro dela. Não sabia que ela afasta pulgões e piolhos, aqui no Brasil as pessoas usam ela atrás dá orelha, dizem que afasta o mal olhado, Maga bjs.

    ResponderEliminar
  3. Ai uma hortinha, que amor! Acho horta uma celebração linda e mágica a vida. Couve é a minha preferida e o que já conseguimos plantar aqui em casa. Fiquei feliz que conseguiu encontrar um vasinho de arruda, porém não sabia de todo seu simbolismo esotérico e de que formas poderia ser usada (inclusive como inseticida ). Que curioso, bacana e informativo! Adorei a plantinha, muito fofa. Ótimo post, me senti até bem vendo o pézinho <3

    ResponderEliminar
  4. olá td bem?
    Gostei muito do seu post parabéns, amo plantas aromáticas :)

    blog encrespa

    ResponderEliminar
  5. Olá tudo bem? Eu particularmente adoro o poder que a arruda tem. só não sabia que a arruda pode ser usada como inseticida natural, achei super interessante demais seu post.
    Um super beijo e até mais.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde, como vai?
    Confesso que aina nao conhecia o poder da arruda, mas achei bem interessante a sua abordagem inclusive por que pra mim foi vários aprendizado em apenas 1 só post. Gostei bastante. beijos

    ResponderEliminar
  7. Olá. Não sabia que essa planta pode servir como inseticida. Muito bom saber, excelente para quem tem aquela horta em casa, ou uma grande plantação.
    Já escutei falar dessa planta mas, eu nunca vi por aqui.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Olá, tudo bem?

    Na casa da minha mãe no interior, tem muitos pés de arruda e eu adoro sentir esse cheiro, ele traz uma calma incrível para mim, acalma a minha alma, e isto é muito bacana.
    Não sabia que a planta servia para espantar as más companhias e os olhados, adoro coisas naturais que fazem isto. Adorei saber mais sobre a planta, adorei!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Linda hortinha. Minha mãe tem uma no quintal e também temos um pezinho de arruda. Sempre coloco um galhinho na orelha para espantar os mau-olhados, por via das dúvidas. É muito bom viver cercado com esses aromas da natureza. Faz a vida mais feliz. Adorei o post.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderEliminar
  10. Nossa! Cresci com minha mãe falando sobre os benefícios holísticos da arruda. Casei e tenho meu vasinho na porta de entrada com um raminho de arruda, pois conselho de mãe e vó levo a sério! Hehee :D Quero ainda fazer uma hortinha de vaso, aquelas que a gente pode deixar na varanda do apartamento. Muito bacana!!
    Um beijo.


    Blog www.natimusbeauty.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  11. Adoro esta planta♥minha mãe tinha o costume d colocar alguns ramos na água do banho, ,para espantar o mal olhado.

    ResponderEliminar
  12. Vc tem foto da sua hortinha? Achei um máximo, tenho vontade de ter, mas acho que não daria conta. Não sabia dessas coisas sobre a arruda, na vdd, nem entendo bem de plantas. Mas amei! Deu vontade de ter para afastar os males! XOXO, Kakau

    ResponderEliminar
  13. Eu sabia que a arruda podiader muito útil mas não tanto assim, amei sua matéria principalmente por partilhar seus conhecimentos com a gente , parabéns ficou incrível 😍😍😍 quando eu morava no interior em casa também tínhamos uma hortinha é uma maravilha ter uma em casa

    ResponderEliminar
  14. Adorei sua postagem. Já conhecia a arruda, inclusive na minha casa tinha uma plantada em um vaso na área. Minha avó vivia dizendo que espantava o olho gordo das pessoas. Adoro o cheiro que ela tem. Muito bom adotar essa prática de cultivar uma hortinha.
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  15. Essa parte de inseticida natural já é novidade pra mim <3
    Adorei conhecer um pouquinho mais sobre a arruda e suas importâncias.
    Ela deve ter mais alguns benefícios também né?!
    Beijinhos e sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderEliminar
  16. Olá.
    Primeiramente gostaria de te parabenizar pela iniciativa de cultivar sua própria hortinha, é algo tão lindo de se ver.
    Sem achei a arruda uma plantinha linda, e minha avó sempre vive dizendo como é uma planta boa para espantar as energias negativas.
    Adorei o post.

    Beijos
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderEliminar
  17. Gosto muito do cheira da arruda, não sabia que era um repelente natural. Minha avó dizia que afastava o mal olhado! Abraços.

    ResponderEliminar
  18. Me faz lembrar da minha avó, que se utilizada destes conhecimentos e partia para o quintal em busca das plantinhas. Adoreiiii e a fitoterapia é um santo remédio reconhecido pelo mundo. bjs

    ResponderEliminar