novembro 11, 2017

Como confeccionar uma cortina vintage para cozinha






















No seguimento da publicação anterior, "as cores da minha cozinha", trago-vos a confecção da cortina e algumas fotos do passo-a-passo. Usei tecido xadrez por achar que se enquadra bem no estilo. Para os detalhes usei renda fina branca de compra e fitas gregas, que no Brasil penso se chamar de sianinhas, e que eram muito usadas há umas décadas nas mais variadas situações, tanto em vestuário como nas roupas para a casa. 



















A sianinha branca foi pregada ao tecido de forma simples, à máquina, enquanto na azul usei um ponto de bordado à mão para dar aquele toque especial e mais artesanal.


Esta renda é-me muito especial e quis integrá-la também. Feita por mim há muitos muitos anos e é uma daquelas peças em croché que já não tinha mais utilidade aqui em casa, mas da qual não conseguia desfazer-me. Assim, em vez de ficar fechada numa gaveta a ganhar mofo, ganhou uma nova vida. Dei-lhe uma segunda oportunidade e agora tem lugar de destaque no cimo da minha janela, com vista para o meu pedacinho de verde.










Dividi-a ao meio e de cada lado fiz ponto em zig-zag apertado, para poder cortar a renda e esta não se desmanchar. Assim fiquei com duas metades, uma para cada cortina.













 Arrematei as pontas com uma carreira de quadrados em croché feitos com ponto alto e 2 laçadas entre eles e por fim uma carreira de picôs.


O tecido maior (parte de baixo), franzi-o um pouco e depois cosi-lhe a peça de crochê, à máquina. A barra superior é face dupla e foi pregada do avesso primeiro e só depois virada e fechada em cima onde juntei as argolas. 



























Usei umas argolas em metal, com pintura em branco e acabamento envelhecido.
Espero que tenha dado para perceber e se servir de inspiração a alguém, óptimo! Qualquer dúvida, podem sempre usar a caixinha dos comentários e eu responderei! ;)

                                                          Fotografias: maga rosa

11 comentários:

  1. Maga que linda a cortina vintage, a estampa dela combina muito pra uma cozinha, ela deixa a decoração muito estilosa. Parabéns pela confecção da cortina, eu não tenho esse talento de confeccionar uma cortina, ela ficou uma graça, gostei bastante da estampa, dos detalhes dela. Ficou perfeita para a sua cozinha, bjs.

    ResponderEliminar
  2. Essa cortina ficou maravilhosa! Deu um charme tão incrível que eu fiquei babando nela. Foi um diy muito bem feito, pois eu realmente achei que era uma peça comprada e ate falei para meu namorado que queria procurar uma igual para nossa casinha. Acho que detalhes assim são essenciais, ainda mais agora que sei que teve um toque especial todo seu! Ficou demais, especial e os toques com renda e crochê e trabalho manual deixou tudo mais glorioso. parabens Maga amei!

    ResponderEliminar
  3. Que linda, adoro coisas vintage, acho tão lindo *-*. Apesar de não mandar muito bem tentando recriar as coisas que vejo na internet, sua cortina me deu inspiração e vontade de tentar mesmo assim. Com certeza ela dará um toque especial e charme na minha cozinha. Bjs

    ResponderEliminar
  4. olá , tudo bem ? Que encanto essa cortina , quero fazer para colocar no sitio . vou comprar o material e seguir seu passo a passo , sou meia desastrada mais seu post está bem explicativo . Bjssss

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, como vai? gostei bastante do seu post, pois você mostrou e explicou bem o passo a passo e o resultado é simplesmente maravilhoso, ja vou mostrar para minha tia que ela gosta bastante desse tipo de confecção

    ResponderEliminar
  6. Que cortina mais fofa e vintage é essa? Gente, ficou perfeita. E olha que é facinho fazer ela, o modo como ensinou nos mostra que tudo o que precisamos é atenção aos detalhes e carinho para montar uma peça bem bonita. O que mais gostei é que você reutilizou algo que já tinha no caso a renda de crochê, tem muita coisa que dá para aproveitar e fazer virar nova e foi o que você fez na tua cortina. Muito linda viu Maga, suas fotografias estão sempre maravilhosas. Amei o post, beijos.

    ResponderEliminar
  7. Olá flor, tudo bem?
    Que cortina linda! Sério, você leva jeito pra isso. Gostei muito das cores, de cada detalhe... O resultado ficou incrível. Não achei o passo a passo difícil, mas como não sei mexer nessas coisas, fica difícil tentar criar algo. Então só me resta admirar, rs.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. A cortina ficou maravilhosa. A peça em crochê que estava encostada parece que foi feita para compor essa cortina. Cada detalhe que você colocou foi agregando valor à peça. Com certeza será um sucesso para as pessoas que visitarem sua cozinha. Parabéns pela delicadeza e amor que fez cada etapa desse trabalho tão bonito.

    ResponderEliminar
  9. Uma cortina adorável parece com a cozinha do cinema americano, sempre há uma cortina de cortinas de xadrez vermelhas e brancas, eu amo que é super lindo, na minha cozinha não há janela, mas ainda quero morar em uma casa para ter uma janela na cozinha para ter uma cortina assim Você está sempre criando coisas maravilhosas,ficou foi muito lindo, parabéns pela sua criatividade.

    ResponderEliminar
  10. Oie, tudo bem? Que tutorial mais interessante. A cortina ficou bem bonita. Aprendi a costurar ainda criança mas nunca fiz nada assim. Meu talento sempre foi mais bordado. Já bordei conjunto de toalhas com diversos desenhos ficaram lindas. Dá um pouquinho de trabalho mas o resultado é incrível. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderEliminar
  11. Adorei a cortina, super delicada,qual o nome do tecido xadrez ?

    ResponderEliminar