abril 01, 2017

Stencil (passo-a-passo)




Cá estou eu com o passo-a-passo do stencil como tinha prometido na publicação anterior.

Os motivos são ao gosto de cada um e podem fazer-se a partir de imagens impressas da net. As minhas, números e rosa, desenhei-os no papel, que depois passei para o acetato. É fácil, basta pôr a folha de acetato em cima da folha branca e desenhar por cima. Usei caneta de escrever em cd’s e plástico. O ideal é começar por desenhos simples e recortar o acetato com cuidado para que o molde saia direitinho. Usei um x-ato, mas também se pode usar uma tesoura de pontas finas. Figuras muito “miudinhas” só vão complicar, tanto na hora de recortar, como no momento de passar a tinta para o objecto a decorar. Eu ainda estou no processo de aperfeiçoamento deste passo. 


Usei fita-cola (da que o pintores usam para isolar), para fixar o acetato ao móvel. Convém ficar bem preso para que a tinta não borre. 


A mesma rosa que pintei a branco na porta, também usei para decorar a lateral da gaveta, mas sem o pé e com a tinta de cor azul-cinza. 

Usei um pedaço de esponja de lavar a loiça como pincel e convém ir aplicando a tinta devagar, com batidas suaves e pouca tinta de cada vez, sem estar diluída. É aqui que está o segredo para que a tinta não escorra e vá borrar o trabalho. Com cuidado, retira-se o acetato de seguida, com a tinta ainda molhada.


26 comentários:

  1. Que linda a rosa, ficou muito bonita no móvel, deixou o móvel bem decorado, amei o resultado, você tem um bom gosto parabéns pelo trabalho, bjs.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a forma como decorou o móvel. Fica lindo e, digamos assim, com a cara do dono.
    Tenho vontade de fazer com os meus, mas parece que nao nasci com este dom.
    Ficou lindíssimo e adorei o passo a passo. Parabéns!
    Bjss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E este ficou mesmo a minha cara! :D
      E pintar com stencil, até não é difícil, basta ter algum cuidado para não borrar a pintura. Bjs

      Eliminar
  3. Que legal, super criativo! Vou tentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Tente sim, vai ver como é bom de se fazer e o resultado vale a pena.

      Eliminar
  4. oi
    Parabéns pelo trabalho :D eu amei.
    Ficou muito lindo ;)
    bjo

    ResponderEliminar
  5. Ola, o móvel ficou lindo e o passo a passo (explicação) está super fácil de entender já quero fazer em um móvel aqui de casa, adorei bjs!

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! É fácil, fácil, basta ter algum cuidado ao recortar o stencil e ao colocar a tinta, não deixando que escorra. ;)

      Eliminar
  6. Acompanhei o post anterior e achei lindo o resultado e a técnica de usar o stencil ! Gostei muito do passo a passo tão didático! Fica muito bem personalizado e o resultado não poderia ser mais perfeito! Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Quando o nosso trabalho é reconhecido e elogiado assim, até se fica com mais vontade de continuar! :)

      Eliminar
  7. Ótimo tutorial, é uma arte linda e achei até fácil de fazer, talvez eu tente em algum móvel aqui de casa.
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é uma óptima terapia, acredita! :)
      Faz sim, e depois "posta" o resultado para nós vermos, ok? ;)
      Abraço para ti tb

      Eliminar
  8. Uau, é lindo! Vendo fazer parece ser muito plástico, mas certamente precisa de atenção para não cometer qualquer erro, você tem bom gosto é muito criativa,adorei saber como você fez a flor, beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) É preciso ter alguns cuidados sim, mas até que é uma técnica fácil de fazer, mesmo por quem acha que não tem qualquer jeito para desenhar. Bjs

      Eliminar
  9. Parabéns, pelo trabalho, muito criativo e lindo.

    ResponderEliminar
  10. Que dica top to precisando fazer um aqui, valeu

    ResponderEliminar
  11. Olá, tudo bem?

    Eu adoro esses DYI, pois sempre aprendo a fazer algo novo que é realmente rápido, prático e dar um resultado muito bonito. Essa rosa está linda e fiquei com vontade de fazer na minha casa! Amei!

    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou. Gostei de fazer todo o restauro e pintura do móvel, mas a rosa foi aquele pormenor que me deu mais satisfação. :)

      Eliminar
  12. que lindo! muito criativo e parece facil de fazer, adorei!
    bjs

    ResponderEliminar