abril 15, 2017

Os Dias e Horas Planetárias







Cada dia da semana está consagrado a um planeta, tanto é que em algumas línguas alguns dias têm mesmo o nome parecido ao dos planetas. Deixo aqui só 2 ou 3 exemplos:

(Espanhol)                                          ( Francês)
Lunes  (2º feira) = Lua                           Lundi
Martes (3ª feira) = Marte                       Mardi
Miércoles (4ª feira) = Mercúrio              Mercredi


Cada dia tem sempre dois regentes (planetas).
Um Diurno e outro Nocturno.

Os dias em Astrologia não começam às zero horas, mas sim ao nascer do Sol e terminam quando o Sol se põe.

Regentes Diurnos
Domingo - Sol
2º Feira   - Lua
3ª Feira   - Marte
4ª Feira   - Mercúrio
5ª Feira   - Júpiter
6ª Feira   - Vénus
Sábado   - Saturno

Para uma pessoa que tenha nascido num Domingo depois do sol nascer e antes de ele se pôr, nasceu no dia do Sol. Se nasceu numa 2ª, então é a Lua e por aí fora...


Regentes Nocturnos
Domingo  - Júpiter
2ª Feira   - Vénus
3ª Feira   - Saturno
4ª Feira   - Sol
5ª Feira   - Lua
6ª Feira   - Marte
Sábado   - Mercúrio

Se nasceu na mesma ao Domingo, mas depois do Sol passar a linha do horizonte e deixar de se ver (ou seja, no Domingo à noite) então o planeta já não é o Sol mas sim Júpiter.

Nos mapas astrológicos isto é fácil de se ver. Se o Sol está na parte inferior do mapa (abaixo da linha Asc/Desc.), então o regente é nocturno. E como é óbvio, se estiver acima da linha, é diurno.

As horas também têm os seus planetas mas como precisaria de dar uma explicação mais exaustiva, ficará para uma próxima. No entanto, o funcionamento é idêntico, sendo aqui necessário calcular o tempo de duração de cada hora (planetária) dentro das 24 horas (do relógio), porque os dias/noites não têm todos a mesma duração ao longo do ano.

Esta atribuição planetária pode ser usada para tudo, mas é particularmente útil em astrologia electiva, para ajudar a encontrar o momento favorável a determinados eventos. 


15 comentários:

  1. Maga bastante interessante o seu post falando sobre os dias e horas planetárias, não sabia que os dias em Astrologia não começam às zero horas, mas ao nascer do sol. são informações até mesmo curiosas, os dias e as horas significa muito, Maga bjs.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, como vai?
    Gostei bastante da forma com que você elaborou todo o post com todos os detalhes, pois acho super incrível a astronomia, porem confesso que nao sou muito ligada. E confesso que nao conhecia muito sobre os horários, mas sei que é bastante importante.

    ResponderEliminar
  3. Eu não sabia que os dias da semana estava consagrado a planetas, bem interessante seu post falando sobre a Astrologia.

    ResponderEliminar
  4. Oi, tudo bom?!
    Que interessante essa postagem!
    Eu adoro astrologia, sou uma eterna curiosa sobre esse tema! Vivo em sites lendo sobre mapa asral, a importância da lua em nossos signos, essas coisas realmente me chamam muito a atenção.
    Mas não sabia sobre os dias da semana e os planetas! Super interessante o post e muito rico em detalhes! ♡
    Beijos
    Lilica

    ResponderEliminar
  5. Oi, esse assunto de astrologia é muito interessante, eu nunca tinha prestado atenção nos nomes do dia da semana em espanhol o quanto eles são parecidos com os nomes dos planetas. Eu não sou uma pessoa que ler muito sobre esses assuntos, só vejo sobre meu signo e as vezes, tem vez que me da uma curiosidade a mais, ai eu saio procurando algo mais sobre o assunto. Gostei bastante do post, bjs!

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Amei seu poste sobre Astrologia, muito interessante.

    ResponderEliminar
  7. Olá, tudo bem?

    Não fazia a mínima ideia de como os dias da semana eram influenciados por planeta e que o dia e a noite também eram influenciados por eles. A astrologia é algo do qual gosto de saber, acho muito interessante ver as disposições dos astros, dos planetas, das estrelas, dos dias. Achei muito bacana este post, é realmente muito interessante e tem uma grande pauta para ser discutida! Adorei!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Adorei o post. Acredito que a astrologia pode dizer muito a respeito de quem somos e também nos mostrar momentos favoráveis para determinadas ações. Eu, particularmente, fico atento a conselhos astrológicos, mas não entendo nada a respeito. Vou acompanhar suas informações, porque são explicações de um jeito fácil, além de ser muito interessante conhecer um pouco mais sobre esses estudos.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderEliminar
  9. Sempre me perde e continuo perdida com horas planetárias, minha ignorância vai longe nesse quesito.
    Imagina só, como isso é curioso. Não entendo muito, confesso, mas sempre tive certa curiosidade com astronomia, principalmente com horas de nascimento.

    ResponderEliminar
  10. Que post legal, gostei muito de saber os planetas regentes do dia e da noite, amei, está de parabéns e obrigada pela post esclarecedor. Sucesso a ti.

    ResponderEliminar
  11. O nosso espaço é uma coisa fantástica né? Em saber que antigamente tudo era feito pelo sol me deixa maravilhada. Antigamente nada, até os dias de hoje é assim, só que apenas escolhemos não observar. E fiquei chocada em saber que não é sol e sim Jupiter depois da transição citada acima, temos um privilégio e tanto observar coisas com ou sem a olho nu do nosso planetinha azul aqui. Adorei a postagem, astronomia é algo que me fascina, se deixar fico lendo o dia todo. Hahaha. Fugindo um pouco do assunto, imagina que incrível deve ser observar uma aurora boreal ao vivo? Vai vendo. Mega sucesso Maga, tu é uma pessoa incrivelmente cheia de novidades e boas vibes. Beijão.

    ResponderEliminar
  12. Achei interessante saber que segundo a astrologia, os dias começam com o nascer do sol. Não me interesso muito por astrologia mas curti a postagem, é bom poder conhecer um pouco mais a fundo esse tipo de conteúdo que não faz parte do meu cotidiano. E vendo os dias da semana em espanhol, lembrei de quando meu filho cursava a escola de idiomas e recitava os dias da semana e eu ficava intrigada em saber porque eles não usavam os dias da semana como a gente... abraços!

    ResponderEliminar
  13. Eu não sou muito de acompanhar essas coisas mas amei seu post.
    Super útil pra quem segue astrologia 💗
    Adorei seu blog, todo certinho e cheio de conteúdo :*
    Beijinhos e Sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderEliminar
  14. Guria seu post me deu um nó e tanto. Eu confesso que não sou nada liga à astrologia e portanto não entendo muito bem. Achei bem interessante ainda assim. Tenho gostado bastante dos teus post's.
    Beijo

    ResponderEliminar