março 29, 2017

Móvel com stencil - criação minha


Esta é uma daquelas peças criada com muito amor, muita dedicação e o resultado final não podia ser melhor. Ou podia, mas nenhum filho é perfeito e não é por isso que uma mãe (ou pai) tem menos orgulho nele. Cada obra que sai da oficina da maga é como um filho e este está agora pronto para ser apresentado ao mundo, mesmo ficando um pormenor ainda em stand-by, ou antes, em estudo.  

No antes e depois, dá para ver como o móvel era antes do restauro. Não gosto muito de mobiliário em que são feitas milhentas peças iguais, por isso a minha casa é decorada sobretudo com peças únicas, personalizadas e muitas vezes recorrendo aos usados. Depois de alguma pesquisa no olx à procura da mesa ideal para tv, acabamos por desistir porque nada era a tal, ou então tínhamos que nos deslocar longe para ir buscar. Por sorte, encontramos esta parte de baixo de um armário antigo, numa associação, a Remar. Ficou-nos bem mais barato, mesmo considerando as tintas empregues e bem mais bonita e ainda ajudamos quem precisa, sem aumentar a pegada ecológica (ou pelo menos ao mínimo). É a minha cara.


 Deu algum trabalho, mas quando se faz com gosto, todas as dificuldades são ultrapassáveis.

Vinha com um autocolante no tampo, mas conseguimos arrancá-lo relativamente bem. Sim, plural, porque nisto e a lixar o móvel para retirar as camadas de verniz, tive a ajuda do meu braço direito, o meu mais-que-tudo, aquele que embarca nestas aventuras comigo, o marido. 



Esta lixadeira revelou-se uma óptima compra.

A seguir dei-lhe uma demão de primário e só depois a tinta final na cor branca, à base de água e monocapa. Isolei com fita de pintor à volta das zonas a pintar de azul/cinza. Por sorte encontrei uma tonalidade que adorei, numa tinta muito boa também à base de água e própria para efeitos decorativos. 




Finalmente veio a parte mais interessante, nova para mim e nem sempre com o resultado esperado. Os stencils (será tema de uma próxima publicação). Tive de fazer umas alterações ao plano inicial e mudar os motivos. De um ramo de flores, com demasiados pormenores e difícil de concretizar para mim, iniciante nesta técnica, parti para algo mais simples, números. Mas, não podia faltar uma rosa! Motivo que apliquei em azul nas laterais da gaveta. A única gaveta que deixamos ficar, anulando as outras duas e ganhando assim espaço para as boxes e modens. Esse espaço do móvel está apenas ocupado e decorado provisoriamente.  A frente em azul da gaveta, é o pormenor que está em stand-by. Inicialmente tentei escrever nesse espaço umas palavras mas como não correu suficientemente bem, anulei. Para finalizar a parte da pintura, lixei toda a superfície com uma lixa para madeira de grão 240, desgastando nos cantos e relevos, para dar um aspecto envelhecido. 

















Por último, lixei e limpei os puxadores e fechaduras dando-lhe um ar mais clean. Estavam amarelados e com muito verniz e assim ficaram bem mais bonitos e não foi necessário pintá-los ou trocá-los. 




Da sala da maga,


Um xi- para vocês!

21 comentários:

  1. Olá!! Sua obra está simplesmente perfeita. Eu amo re - construir móveis, dar uma cara nova em nossa decoração e super amei o que fizeste com o móvel.
    Amei demais. Meus parabéns.
    Beijos.

    www.apoenase.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Tb adoro re-construir e ir dando uma cara nova a objectos que parecem demasiado velhos ou sem graça. Como sou criativa, não tenho o hábito de deitar fora e sim reutilizar, personalizando.
      Beijos

      Eliminar
  2. Que lindo que ficou o móvel, fiquei surpreendida com o resultado, ficou muito bonito, bem elegante, adorei os detalhes do móvel, parabéns pelo trabalho deve ter dado trabalho mas valeu pelo resultado bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valeu mesmo a pena todo o trabalho, eu própria fiquei encanta com o resultado final, que é sempre imprevisivel, mesmo que comecemos com uma determinada ideia em mente.
      Obrigada :) Bjs

      Eliminar
  3. oi
    Parabéns :D ficou muito lindo.
    Eu amei a ideia do móvel com estêncil <3 o resultado é excelente.
    bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)

      Foi uma experiência que resultou bem, mesmo tendo que alterar algumas coisas ao plano original... Com tempo espero aperfeiçoar melhor esta técnica.
      Bjs

      Eliminar
  4. Oi, o resultado final ficou lindo, parabéns.
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Que ideia maravilhosa! Claro que dá trabalho, e muito, pelo que percebi, mas o prazer de ter uma peça assim em sua sala, imagino que não tenha preço. Sem contar que é uma ótima terapia se ocupar com isso, afinal afasta qualquer tipo de pensamento negativo da mente. Tenho uma cômoda antiga em casa e uma hora dessas vou me aventurar a fazer o mesmo, me animei com seu trabalho. heheh Parabéns!

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Evandro, acredita que sim, como terapia é óptimo e no final saímos de energia renovada. Além disso, quando o resultado final recebe tantos elogios e serve de inspiração a outros, o ego agradece! :D

      Obrigada pelo carinho e boas inspirações com a tua cómoda! Vais ver que vai valer a pena.

      Eliminar
  6. Uauuu, ficou encantador essa restauração! Sei que dá trabalho, mas tem toda a etapa de reformar que deve ser bem terapêutica e a questão de personalizar né? Que no seu caso ficou linda a cor e o stencil (quero muito ver o post sobre essa técnica).Parabéns, ficou maravilhoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vany! :)
      O processo do stencil era para sair hoje, mas ainda não foi desta. Espero conseguir preparar as fotos e "post" até amanhã.

      Eliminar
  7. Eu amo reformar móveis, antigamente vivia comprando coisa nova mas quando o bolso começa a pesar e a gente vê que tá gastando demais, o jeito é arregaçar as mangas e mandar a ver. Eu fiz algo parecido com minha penteadeira que a comprei rosa, depois ficou branca e por fim, com o passar dos tempos descobri meu verdadeiro gosto, a pintei de preto. Fiz o mesmo com meu guarda roupa já que ele era cheio de gatinhos, todo menina de 17 anos sabe? Mas como envelheci e ele tá todo conservado, arranquei os adesivo, dei uma lixada nas portas e pintei de preto para combinar com a penteadeira e poltrona. É bom fazer isso com as próprias mãos, fico horas admirando eles. Hahah. Mas olha, esse teu móvel ficou um arraso, olha só esses puxadores? Essa paleta de cor? Perfeito! ADOREI. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor de tudo é mesmo isso, (além do dinheiro que se poupa), podermos ficar a admirar as nossas obras e pensar: - Fui eu que fiz! É a minha cara! :)
      Obrigada por tudo. Beijos

      Eliminar
  8. Uau, é lindo! Especialmente porque eu normalmente amo uma casa em tons claros ou brancos. Tem a aparência tradicional de um móvel rústico com belos detalhes na porta com a cor branca,você tem talento e muita e criatividade !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :)
      Quando faço algo assim, envolvo-me completamente. É como a rosa do Principezinho , é o tempo que lhe dedicas que faz dela importante. E eu atrevo-me a acrescentar, o tempo e o carinho. Tudo o que é feito com amor, o resultado só pode ser bom.

      Eu adoro cor, muita cor, mas o branco com toque rústico, é uma paixão partilhada por todos aqui em casa.

      Bjs

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Obrigada. O que é feito com as nossas mãos, seja qual for o resultado, vale sempre a pena. Bjs

      Eliminar
  10. Meu Deus que coisa mais lindaaaa, a peça ficou incrível e totalmente diferente! Você é uma artista, ficou fantástico! Eu sou apaixonada nesse tipo de trabalho e em peças retrôs! Adoraria um desses na minha casa ♥️

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderEliminar
  11. Ficou simplesmente tão lindo, eu goste muito da sua obra e da finalizaçãom jamais compraria como antes, mas depois de pronta realmente não parece ser o mesmo móvel, compraria com toda certeza. Bjs.

    ResponderEliminar