dezembro 27, 2016

À deusa Branwen...


Em vésperas da Lua Nova, um ciclo que se renova e é propício à criação de novos projectos e de dar asas aos sonhos, trago-vos a Deusa Branwen na forma da carta do tarot a “Estrela”.

Branwen é uma deusa celta que foi casada com o rei da Irlanda, no entanto, esta união não trouxe paz entre os povos dos dois países, contando-se até que a deusa viveu uma vida de prisioneira e de criada na sua condição de esposa, como castigo por o seu irmão ter morto os cavalos do rei e seu futuro esposo, durante a festa do casamento. É possível que esta história seja baseada em factos verídicos e Branwen tenha existido mesmo e não seja apenas fruto da imaginação como muitas outras lendas.

Enquanto criada nas cozinhas do castelo, ela domesticou um estorninho que enviou como mensageiro, a Gales, o seu país de origem, com um pedido de socorro. Trata-se de uma história trágica e triste, mas foi a enorme paciência, esperança e criatividade para se libertar da prisão em que vivia e dos maus tratos do marido, que fez desta deusa um símbolo a evocar quando procuramos inspiração e queremos iniciar um projecto novo, ou superar uma perda ou momento de dor.  

Tem como símbolo o caldeirão, a Lua prateada e algumas aves, como é o caso do corvo branco, da pomba e do estorninho. Como planta, o amieiro, uma árvore que cresce junto aos rios e lagos.



Oração a Branwen

Mostra-me como curar através da minha empatia
Ajuda-me a encontrar o meu poder, para que os sentimentos não me dominem.
E para que eu possa partilhar a cura e o amor em abundância.

Deusa Abençoada da Beleza Radiante
Abre os meus olhos para que eu possa sempre ver o esplendor diante de mim
Para que eu saiba que em tudo há beleza
Pois, ao ver a beleza, sinto alegria e acrescento beleza à beleza ao meu redor.

Deusa abençoada da vontade tão forte
Guia-me para enfrentar os meus desafios de forma criativa
E para ver claramente os caminhos para a sua resolução
Pois na busca de novas maneiras, eu trago a essência da mudança para a nossa sociedade.


Pode invocar-se a deusa dizendo esta oração e colocando as mãos sobre o Chacra do coração.

 O Arcano de tarot a Estrela, saiu como carta do dia para hoje e pode vê-la aqui 


1 comentário: