maio 01, 2017

Castelo de Almourol e as águas do Tejo...





Ontem fez-se a festa a meio do rio Tejo, com direito a bolo de aniversário e visita ao castelo de Almourol. Éramos doze no barco, incluindo o barqueiro. No momento de cantar os parabéns, tínhamos água a toda a volta e a ilha com o castelo lá ao fundo. Cenário magnífico. Sensação indescritível. O dia amanheceu sombrio e chuvoso, mas S. Pedro presenteou-nos com um bonito final de tarde de sol, mesmo a tempo de fazermos o nosso passeio. A aniversariante foi apanhada de surpresa, não sabia ao que ia, onde ia e quem a esperava no ponto de chegada. Valeu a pena todos os telefonemas que fui fazendo ao longo da semana e as pesquisas na net sobre o local e formas de o visitar. Estivemos todos unidos com uma intenção única. Proporcionar um aniversário inesquecível. Foi conseguido! 
Às vezes não é preciso muito para fazermos a felicidade de alguém e para sermos felizes, por extensão.


O Castelo de Almourol está situado numa pequena ilha a meio do Rio Tejo, no concelho de Vila Nova da Barquinha e distrito de Santarém. Dá para chegar ao castelo em barcos que se encontram perto deste (a distância à margem não é muita), ou então aproveitando para fazer um passeio um pouco mais longo, indo do cais do Arrepiado (foi o nosso caso), ou então do outro lado do rio, no cais de Tancos.


Conta a tradição popular que no castelo viveu uma princesa que se apaixonou por um prisioneiro mouro, isto no tempo dos combates entre cristãos e muçulmanos e a reconquista do território português. Tendo a princesa conhecimento que o pai a queria casar com um cavaleiro contra a sua vontade, fugiu com o seu amado e desapareceram para sempre. Conta a lenda, que nas noites de S. João há quem já tenha visto o casal abraçado, no alto da torre mais alta. 


O bolo com creme de queijo e muito saboroso, foi feito pela minha filha mais velha e cortado durante a viagem de volta.






Fiquei com vontade de repetir este passeio, mas com mais tempo para explorar melhor a ilha e absorver as energias do local. 

22 comentários:

  1. É cada lugar maravilhoso que você vai conhecer, o lugar é lindo e a história muito romântica. Com certeza uma surpresa dessa é muito melhor do que qualquer presente, top bjs!

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Realmente, Fabii Santo, eu própria fiquei surpreendida pela positiva. E é logo aqui ao lado...

      Eliminar
  2. Caramba! Que local lindo! E a lenda? Quem não gosta de locais que tem uma história romântica por trás?!

    Adorei as fotos e fiquei apaixonada pelo lugar <3

    Obs: o bolo parecia estar gostoso jahgsj

    Beijos, Lorena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não só parecia, como estava mesmo muito bom! :D
      Tenho uma autêntica chef de cozinha/doceira em casa! :)

      Eliminar
  3. Uau, que lugar lindo e diria 'mágico' também. Adoro lugares assim, vai pra lista de 'lugares para conhecer'. Amei o post e as fotos.

    Bjs.
    delineandoestrelasoficial.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderEliminar
  4. Hello! :3
    Castelos me encantam. Adorei as fotografias do lugar e a história da princesa e o prisioneiro, prova que o amor supera tudo, inclusive posição social.

    ResponderEliminar
  5. Que show esse lugar que castelo maravilhoso, é um passeio pra ser lembrado pro resto da vida. Essa ilha é fantástica, não posso nem imaginar a sua alegria de está aí conhecendo esse paraíso lindo. Adorei as fotos ficaram maravilhosas desejando conhecer também esse lugar, bjs.

    ResponderEliminar
  6. Que lugar incrível! Adoraria passear por dentro do castelo... é um passeio para se lembrar por toda a vida!

    ResponderEliminar
  7. Uau, que lugar incrível.
    Gostei muito da história popular, acho isso muito bacana, sabe? A ideia de uma história ser passada para seus povos geração após geração, isso trás um peso histórico incrível.
    Ah, e amei as fotos, me deu uma enorme vontade de ver tudo isso de pertinho.

    Beijos
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderEliminar
  8. Helena jamais esquecerá esse aniversário, bem provável que ninguém esqueça pq foi um passeio maravilhoso. Adoro castelos e seus personagens e essa lenda é bem bonita, mas também assustadora rsrs Lugares assim sempre carregam muitas histórias e é preciso tempo para aproveitar cada detalhe. Eu amei.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderEliminar
  9. Nossa que festança gostosa no meio das águas, deve ter sido uma delícia! Com certeza foi um aniversário inesquecível mesmo e muito gostado, sortuda a aniversariante de ter pessoas assim ao seu redor. Felicidade é contagiante <3 gente, que história linda desse castelo. Adoro coisas românticas e de amor e essa lenda me encheu o coração. O Castelo de Almourol é muito lindo e parece encantador! Daqueles lugares que você sai suspirando de tanta energia boa. Adorei o local, morro de vontade de fazer uma viagem romântica e acho que tá na hora de parar de cogitar locais mais comuns depois que conheci seu blog. Existem inúmeros locais que eu não conhecia e fico apaixonada por foto. Eu como romântica incorrigível preciso confessar: amei a foto dos casais na torre! O dia estava lindo e o bolo parecia delicioso! Parabéns pelo lindo bolo que sua filha fez. Beijão

    ResponderEliminar
  10. Gente do céu quanta perfeição no texto maravilhoso que nos encanta e esse lugar maravilhoso que prende e faz a gente querer fugir , to apaixonada por essa perfeição 😍😍😍 que aniversário inesquecível ❤

    ResponderEliminar
  11. Oi, tudo bom?
    Que lugar lindo <3
    Adorei seu texto e todo o significado e sentimento presente nele. Não sabia da existência do local e de sua lenda, fiquei bastante interessado em fazer uma visita.
    Amei as fotos, principalmente as de dentro do barco.
    Até mais o/

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde, como vai?
    Nossa esse lugar é maravilhoso. DA para aproveitar bastante e tirar v´rias fotos. Gostei bastante das fotos que você tirou. Todas lindas e confesso que ainda nao conhecia o lugar , mas fiquei encantada. beijos

    ResponderEliminar
  13. Maga que vontade enorme de fazer esses rolês contigo. Teu olhar fotográfico são perfeitos, dispensa filtros e edições, de tão naturais e bem feitas que ficam. E nossa, imagino a surpresa que a aniversariante teve nesse passeio hein, inclusive por finalizar com um entardecer amarelado e bolo. E sim, fiquei aqui quase lambendo a tela do notebook olhando para essa fatia, imagino a mão boa que tua filha tem com a confeitaria. Se um dia eu tiver a oportunidade de conhecer a culinária portuguesa aí na tua terra natal quero trocar receitas com ela (sou confeiteira na profissão). Olha só eu abusando da intimidade, haha. Imagino quantas fotos lindas você faria aqui no Brasil, temos tantas praias lindas que só falta um olhar certeiro como o teu esperando-os. Amo tuas fotografias, amo teu blog e claro, o modo como conversa com a gente nos posts. Beijão.

    ResponderEliminar
  14. Que lugar mais perfeito, meu Deus!
    Que fotos, que paisagem, que conto de fadas. Uauuu. Simplesmente encantada!
    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  15. Que lindo esses lugares. As vezes basta virar a rua para encontrar lugares encantadores.
    Obrigada por partilhar connosco essas lindas fotografias e essas lindas paisagens.
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Olá Maga, tudo bem?

    Que lugar fantástico esse que você foram conhecer. É sempre bom realizar passeios assim com familiares e amigos que queremos por perto, pois se tornam momentos únicos e muito especial. Creio que a aniversariante ficou muito feliz com essa viagem surpresa. Não posso deixar de destacar que o castelo é simplesmente fabuloso e que suas fotos dão um toque ainda mais especial ao post. Você consegue captar coisas incríveis e que me deixam babando. O bolo que a sua filha fez me deixou babando e salivando, queria muito poder experimentar. Já vi que a família inteira é talentosa! Adorei!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  17. Que delícia!!! Parabéns para a Helena!! =)
    Adorei como comemoraram o aniversário no barco com água envolta e o Castelo Almourol. Acho que é a primeira vez que ouço uma lenda que não seja de terror. Bonita a história do casal.
    Ótimo post!

    ResponderEliminar
  18. Vc disse tudo no final do post, esse passeio é como se vc absorvesse toda energia do local mesmo! Que passeio maravilhoso, pleno e de muitas paisagens lindas! Gostei do castelo e a história da princesa e o mouro. Essas coisas são tão boas de se fazer! As fotos super lindas e bem tiradas, e esse bolo hummm, fiquei com vontade!

    ResponderEliminar
  19. Que lugar maravilhoso! Deve ter sido um passeio inesquecível! Eu sou fã de castelos. Lindo demais!

    ResponderEliminar
  20. Hey!

    Não conhecia o lugar, achei incrível, acredito que você tenha super aproveitado a viagem, fiquei bem curiosa em conhecer, adoro lugares com lendas românticas.

    Bjos

    ResponderEliminar